HOJE TIVE VISITAS:

Hoje sentei-me num muro em frente a casa, olho para a parede da casa e vejo! uma Louva-a-Deus. (na minha terra “Teresa põe a Mesa”)

Dirão; «nada de anormal!»

Eu digo, anormal sim!

É que devido ao avanço do cimento e do betão, cada vez se vão vendo menos animais por aqui, cada vez são mais raros os insectos,(excepto moscas e melgas), os pássaros e os répteis.

Como normalmente ando com uma máquina fotográfica no bolso, levantei-me e fotografei, para memória futura, é que não sei quando voltarei a ver outra.

Voltei a sentar-me no muro, e reparo que ao meu lado está uma Lagartixa, apesar da proximidade, mais ou menos um palmo, não fugiu.

Sabemos que estes animais são esquivos e rapidamente fogem enfiando-se no primeiro buraco que encontram. Mas esta não fugiu, olhei para ela e ela olhou para mim virando a cabeça como se se estivesse a colocar em “pose” e perguntasse; «então e eu? não tenho direito a foto?». Tirei a foto e quase lhe dei com a objectiva na cara, mesmo assim e apesar do ruído “clicque-clicque” da máquina não se mexeu.

Guardei a máquina e olhei para ela, continuava a olhar para mim, ficámos a olhar olhos nos olhos um do outro durante alguns minutos, não sei dizer quantos. Pareceu-me…..melhor dizendo, tenho quase a certeza, que viu nos meus olhos a melancolia e tristeza com que estava. Logo ali estabelecemos um diálogo mudo, começou ela:
_ Então companheiro que tristeza é essa?
_ É a vida! (respondi eu)
_ Deixa lá isso companheiro, então para que te ralas? não vês como é a minha? Repara bem! saio daqui e a qualquer momento estou sujeita a ser esborrachada por um sapato ou pelo pneu de algum carro, não penses muito, vive o hoje.
_ Pois de facto tens razão, mas isso é bom para ti que não precisas de te preocupar com nada! tens comida à borla, tens casa à borla, não pagas impostos, não precisas dinheiro pra nada!
_ Não me preocupo? isso dizes tu! então e o inverno? como é que vou viver sem comida e sem o Sol para me aquecer? É que para vós humanos não faz diferença se o céu está nublado ou não se chove ou não, mas para mim faz. Imagina que o Sol amanhã não aparece, onde vou eu buscar energias para me mexer? é que sem o Sol para me aquecer eu não me consigo mexer. E depois como o quê? se vós com os vossos insecticidas matam a maioria dos insectos, que comemos nós? Calcorreamos seca e meca para encontrar um insecto de jeito que nos mate a fome.
_ Pois! se calhar tens razão, estou eu aqui preocupado com coisa nenhuma e nem penso nos problemas dos outros seres vivos, desculpa companheira!.
_ Pronto! não penses mais nisso agora, vivemos um dia de cada vez e depois logo se vê.
A conversa a partir daqui foi mais descontraída, falámos de tudo e mais alguma coisa, desde a ganância dos homens, que não se importam com a vida dos outros seres vivos, nem dos da sua própria espécie, até à forma como ela consegue escapar aos predadores, e os truques que utiliza para passar o inverno frio dentro de um buraco debaixo da terra ou numa parede.
Devo dizer que depois dessa conversa me senti um pouco mais animado, afinal apesar das desgraças humanas que vão por esse mundo fora, NÃO ESTAMOS SOZINHOS.
Obrigado companheira, obrigado Lagartixa.

Gonçalo Gabriel

Um comentário a “HOJE TIVE VISITAS:”

  1. lumarg diz:

    Adorei esta estória. Está espectacular.