11º Geoje International Art Festival e projeto “Synergia Criativa” com forte presença portuguesa

A arte portuguesa esteve representada na Coreia do Sul em 2025, no âmbito da participação de Portugal na exposição “Blooming Art – Art Value Development Project”, integrado no 11º Geoje International Art Festival, um dos mais relevantes eventos de arte contemporânea da região asiática. 

O Geoje International Art Festival, realizado na cidade de Geoje, reúne anualmente artistas de vários países, assumindo-se como uma plataforma de intercâmbio artístico e de valorização da criação contemporânea à escala global. A 11.ª edição do festival que teve a participação de 395 artistas de 65 países dos diferentes continentes, apostou na promoção da diversidade cultural, do diálogo entre diferentes linguagens artísticas e na reflexão sobre o papel da arte no desenvolvimento social, cultural e económico. Portugal, reforçou a visibilidade da criação artística nacional num palco internacional de grande prestígio e marcou presença nesta iniciativa através de um conjunto de artistas selecionados pela Júri portuguesa, a artista plástica Cristina Maya Caetanoque formou um coletivo de 24 artistas da lusofonia (Portugal, Brasil e Moçambique)  cujas obras aprovadas para o evento “Blooming Art”,passaram a fazer parte da coleção do Museu Haegeumgang Theme que tem como Diretor Yu Cheon Eob e como Presidente da Júri 2025, a artista norueguesa Heidi Fosli.

Inserido neste contexto, da exposição “Blooming Art – Art Value Development Project” surgiu o Projeto “Synergia Criativa” criado e coordenado pela Júri de Portugal Cristina Maya Caetano, que propõe um diálogo entre pintura, escultura e instalação com a poesia. Cada obra artística é acompanhada por um poema, escrito por 24 autores de diversas nacionalidades — portuguesa, brasileira, espanhola, moçambicana e nigeriana/inglesa, tendo como objetivo central potenciar o valor artístico e cultural das obras apresentadas, promovendo novas oportunidades de internacionalização para os artistas participantes e incentivando a cooperação entre países, mercados e instituições culturais, conferindo ao projeto uma dimensão multicultural e inclusiva. Engloba também 5 comentadores de diferentes profissões, ligados às artes e cultura, cinco profissionais dão a sua opinião seja ela em prosa, poesia ou expressa através da optica de uma máquina fotgráfica, acerca da importância deste projeto para a sociedade e para o mundo.

Entre os poetas participantes encontra-se Anabela Ferreira, colaboradora do Noticias Online (NOL), cuja participação neste evento constitui um reconhecimento do seu percurso e do seu contributo para a área cultural e artística.

Para o NOL, a presença de Anabela Ferreira no Projeto “Synergia Criativa” é motivo de particular orgulho, simbolizando não só a qualidade do trabalho desenvolvido por si desenvolvido, mas também a capacidade de afirmação do talento português além-fronteiras. Esta participação contribui para a projeção internacional da arte portuguesa e para o fortalecimento das relações culturais entre Portugal, a lusofonia e a Coreia do Sul.

O NOL acompanhou esta iniciativa com atenção, sublinhando a importância de eventos internacionais como o Geoje International Art Festival  e este projeto Synergia Criativa na promoção da cultura, da arte contemporânea e do diálogo intercultural, bem como o papel fundamental dos artistas e poetas portugueses na construção dessa ponte global.

Os poetas onde se encontra a nossa colaboradora Anabela Ferreira

As obras

Os artistas

Os comentadores  

Haegeumgang Theme Museum, na Coreia do Sul.

Presidente do Júri  – 2025 –  HEIDI FOSLI

Director do Museu – YU CHEON EOB

CRISTINA MAYA CAETANO – Júri de Portugal 2025 – Coreia do Sul. Presidente do Comité Promocional – Coreia do Sul. Fundadora e curadora do Projeto “Synergia Criativa” 

ANABELA FERREIRA – Poeta participante no projeto “Synergia Criativa” e colaboradora deste jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *