BOLSA SOCIAL ÑDESISTAS COM CANDIDATURAS ABERTAS – Alunos a frequentar licenciatura podem concorrer até 31 de Julho

sem nomeEstão abertas as candidaturas para concorrer à bolsa social ñdesistas até dia 31 de Julho. Uma iniciativa da Fundação Bissaya Barreto que permite a alunos do ensino superior com carências económicas obterem apoio para concluir os seus estudos.

 Alunos a frequentar uma licenciatura, e com dificuldades económicas, podem concorrer até final deste mês à bolsa de apoio social ñdesistas. Instituída pela Fundação Bissaya Barreto em 2013, é um subsídio mensal, de natureza pecuniária, atribuído a alunos portugueses, a frequentar estabelecimentos de ensino superior de Coimbra, públicos ou privados, com aproveitamento escolar, que se encontrem em risco de desistir da sua formação académica, comprovadamente, por razões de carência financeira. Esta bolsa visa contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar.

A Fundação Bissaya Barreto proporciona, assim, uma fonte de financiamento para aqueles estudantes que, sem quaisquer outros apoios sociais públicos ou privados, se encontram em risco de fazer a mala, regressar a casa, e desistir de estudar. O ano passado, foram 16 os alunos selecionados para receberem a bolsa de apoio social do programa “não desistas”, ao qual a instituição destinou, para o ano letivo de 2013-2014, um montante global de cerca de 50 mil euros.

Diana Veríssimo, de 20 anos, é uma das alunas que beneficiou da bolsa este ano 2013/14. A iniciar o 2.º ano da licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública, na Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Coimbra, teve conhecimento da bolsa e resolveu concorrer: “Soube através do jornal, estávamos com algumas dificuldades, porque as propinas são cada vez mais caras, e decidi concorrer”, conta, afirmando que ganhar a bolsa da Fundação “fez toda a diferença ao nível das despesas ao longo do ano, como pagar as propinas, as fotocópias”. Diana considera que qualquer pessoa que esteja na mesma situação deverá candidatar-se, assegurando que este ano vai concorrer novamente, para poder terminar os estudos. Já Joana Dinis, de 20 anos, concluiu com sucesso a licenciatura em Antropologia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) auxiliada pelo facto de ter usufruído da bolsa. “Em minha casa somos cinco, quatro estamos a estudar na Universidade, e este ano complicou-se ao nível das despesas familiares”, explica, referindo que ganhar a bolsa social ñdesistas foi “um reconhecimento do meu trabalho ao longo dos últimos anos e uma valorização dos meus estudos. Esta bolsa foi uma verdadeira lufada de ar fresco”. A quem estiver numa situação semelhante, a estudante aconselha: “Não desistam, não é o dinheiro ou a falta dele que nos vai fazer parar.”

Para efeitos de candidatura, os estudantes interessados deverão consultar o Regulamento no site da bolsa http://www.fbb.pt/ndesistas/ e, caso reúnam as condições previstas, deverão apresentar a sua candidatura até dia 31 de Julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *