O “Palito” foi apanhado (e o povo bate palmas…).

O “Palito” foi apanhado. Eu queria dizer qualquer coisa em benefício das forças de segurança. Mas nem sei o quê. 34 dias depois. Muitos milhares de euros depois… A PJ, há dias, alterou a estratégia… A GNR afastou-se do local e ele.. Afinal foi apanhado à porta de casa. Eu não sei se ele esteve sempre por ali. Ou se esteve sempre em Portugal. Mas sou quase obrigado a concluir que sim… Isto não é uma notícia, é um texto de opinião. Se é que a minha opinião vale alguma coisa… Já lá vamos.

O “povo” recebeu o “Palito” em êxtase, com palmas. Seriam as palmas para as forças de segurança que o deixaram andar 34 dias a monte? Seriam para o “baile” que o “palito” deu a cães, cavalos, PJ e GNR? Se assim foi, imagino o que terão sentido homens que estiveram no terreno… A cumprir ordens…

Ordens erradas? Mas que executaram o melhor que puderam, certamente. Este “povo”, se é ao “palito” que bate palmas, não expõe as forças de segurança ao ridículo. E se as forças de segurança foram expostas ao ridículo, não foi foi pelo povo, nem por culpa dos soldados da GNR no terreno… Esse povo é que é ridículo. E espero que não o seja.

Mas o certo é que afinal o Palito não tinha fugido para Espanha… Obviamente que tal coisa nos faz duvidar de tudo… Mas a sorte existe. E este, foi bafejado pela sorte… Nem por isso pela inteligência. Ou não será assim?

Mas afinal o homem esteve mesmo sempre em casa? Esteve sempre em Portugal? Ora aí é que está o grande problema. Aí é que está a questão principal. Tudo o resto são trocos de bolso ao pé dos muitos Euros gastos nesta contenda. Custa-me a crer… Não é possível! É que uma coisa destas causa… ALARME SOCIAL. Alarme Social, expressão muito usada pelos Tribunais para meter os pilha-galinhas na prisão, de onde sairão irremediavelmente piores do que entraram… Isto, é um atestado de ineficácia às forças de segurança. Sem contraditório. Porque as hierarquias se recusaram a exercê-lo.

Acho que se impunha um esclarecimento à população… Mas as hierarquias não o fizeram. É que foram mobilizadas centenas de homens. Cavalos. Cães. Veículos. Drones? Os tais drones que nos custaram um balúrdio? Serviram para quê? Para o mesmo que os blindados da Cimeira de Lisboa… O chefe da protecção civil também terá comprado um televisor para a sala e foi para tribunal dizer que era para “estudar” o que os “energúmenos” faziam para “sabotar” essas Cimeiras… Além do televisor comprou, alegadamente, telemóveis, DVD’s, telemóveis… E até gastou 70.000 euros em jantares em restaurantes de luxo no Algarve, onde os bombeiros seus subalternos morriam a apagar fogos.

Pois, é essa a minha opinião.
O que é que o Ministro da Administração Interna Rui Pereira, que nomeou o tal”chefe”da protecção civil, disse sobre o assunto? Nada. As hierarquias nunca se acham no dever de dar explicações a ninguém. Muito menos ao “povo”.
Estes homens procuraram onde lhes foi ordenado procurar… E pelos vistos, quem “mandava” nisto não mandou procurar no sítio mais óbvio…
E o Ministro Macedo ainda não se demitiu?
A Procuradora-geral da República ainda não se pronunciou?
O comandante-geral da GNR e o Director Nacional da PJ ainda ocupam os cargos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *