Nos últimos tempos não tenho tido disponibilidade para escrever para o Notícias Online, a aproximação do final do prazo para entregar um trabalho tem-me mantido afastado.
No entanto, perante a vergonhosa iniciativa parlamentar, na realidade uma iniciativa para lamentar, sinto necessidade de interromper e vir aqui, contribuir para a denúncia de mais este atentado à liberdade.
PSD, CDS e PS chegaram a um acordo sobre os debates eleitorais e a forma como estes podem ser realizados pelos órgãos de comunicação social televisivos e radiofónicos. Decidiram que tem de haver liberdade editorial. Dito desta forma parece uma excelente decisão, mas de facto não é!
Esta decisão é, em bom português, uma verdadeira pulhice, um verdadeiro atentado à democracia e à liberdade. Decidiram estes partidos políticos que as direções das rádios e televisões podem escolher quem querem ter presente nos debates desde que os partidos com assento parlamentar estejam presentes.
Será que os partidos com assento parlamentar têm medo de não despertarem, do ponto de vista editorial o mínimo interesse e ficarem dessa forma excluídos? Será que os os representantes do Povo na casa da democracia já não representam o Povo e sentem necessidade de fazer leis para auto protecção da espécie predadora em que se tornaram?
Esta lei, caso avance, é seguramente a lei mais castradora da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa aprovada após o 25 de Abril. Passa a ser oficial que vivemos na época do partido único mas que vivemos na época dos partidos únicos.
Estes protótipos de ditadores têm o desplante de continuar a fazer leis em benefício próprio e a envergonhar a democracia e a liberdade que dizem defender, têm o desplante de querer controlar as redacções e a liberdade editorial.
Não, não vão vencer! Espero que os directores das rádios e das televisões tenham a coragem de não aceitar esta nova forma de censura, espero que tenham a coragem de dizer não, espero que tenham a capacidade de dar a volta a esta lei castradora, convidem para entrevistas individuais os lideres de todos os partidos mas excluam os que têm assento parlamentar. Mostrem-lhes que quem tem a força é o Povo e que a comunicação social não pode estar ao serviços dos poderes que se querem perpetuar.
O Notícias Online vai endereçar a todos os lideres partidários um convite para assinarem semanalmente uma coluna de opinião, não serão convidados lideres de partidos com assento parlamentar. Por quê? Porque podemos e porque queremos, convidamos para a “nossa casa” quem queremos e não quem nos querem impor!
Pode-se dizer que o Notícias Online não tem um peso editorial que faça mossa na propaganda dos partidos com assento parlamentar. É um facto não tem, mas será um grão de areia na engrenagem que estão a montar e certamente, atrás deste grão virão muitos mais.
Este país não está a ficar perigoso, este país já está perigoso!
Deixe um comentário