A civilização minóica desenvolveu-se em Creta ,a maior ilha do mar Egeu,no período da Idade do bronze ,2700 a.C.
Através do mar Mediterrâneo,faziam transações comerciais na Europa ,desenvolveram um sistema de escrita e transmitiam o seu conhecimento e cultura através dos mares .
A mulher tinha um papel predominante na sociedade minóica e as divindades religiosas eram mulheres.
Muitas vezes representada com os seios à mostra ,símbolo da maternidade ,do milagre que cada mulher tem de poder gerar,dar vida e ser assim a Deusa-Mãe,a origem da humanidade.
Muitos séculos se passaram e hoje restam-nos vestígios e artefactos e o imaginário dum povo humanamente muito desenvolvido.
Acredito que a pseudo-superioridade do homem ,ao longo da história tenha a ver com a sua força física e aí reside o desvirtuar absoluto da verdadeira importância do ser humano ,que vale pela sua essência,pela sua espiritualidade.
Este verdadeiro atentado ao feminino ao longo da história é consolidado pelo medo,pela superioridade de quem por ter mais força pode oprimir e subjugar .
E assim se fazem leis ,e assim se estabelecem preconceitos absurdos ,e assim se subjuga ,pelo medo.
Servem-se da religião para inferiorizar a mulher cada vez mais,para a reduzir à ínfima espécie,um trapo para manusear a seu bel-prazer.
Tudo isto acontece hoje …
E deixa-se acontecer …
Eu ,como mulher dotada de inteligência e sensibilidade,oferecia a vida para erradicar de vez esta monstruosidade .
E se fosse homem ,sentiria vergonha
Assim como vergonha deviam sentir esses poderosos que governam o mundo!
Assiste-se ao maior retrocesso civilizacional de todos os tempos ,à banalização do Mal,e os senhores que governam o mundo compactuam !
Tenham vergonha!!!
Gilda Isabel
Deixe um comentário