Não gosto de repetir textos que já publiquei, penso que é a primeira vez que o faço.
Sendo este texto antigo com a entrada de Miguel Relvas para presidente do conselho nacional do PSD começaram logo a aparecer as “bocas” de que era a solidariedade maçónica em acção.
Esses comentários tornam este texto de novo actual, na minha opinião,por esse motivo, excepcionalmente, volto a publica-lo.
Procurem lá culpados noutro lado mas não se distraiam com manobras de propaganda e de intoxicação.
Nos últimos tempos tem-se assistido a uma escalada de opiniões que visam atribuir à Maçonaria todos os males do País, do Mundo e não tarda do Universo. Começa a incomodar-me o facto de já ser recorrente querer saber-se se uma pessoa pertence à Maçonaria quase com o mesmo receio como se de uma doença contagiosa se tratasse. Antes de continuar é de bom tom referir que não sou Maçon e como tal não escrevo estas linhas com nenhum interesse directo ou indirecto na questão.
Escrevo estas linhas pela aversão natural que tenho a tudo o que são generalizações, uma aversão natural a que pague o justo pelo pecador, uma aversão natural a que uma instituição, um grupo ou uma raça sejam no seu todo penalizados e culpabilizados pelas actividades, postura e acções de alguns dos seus membros.
Egas Moniz, Gago Coutinho, Norton de Matos, José Relvas entre outros eram PEDREIROS LIVRES. Por falar em Relvas, Miguel Relvas já entra na classificação de TROLHA DE AVENTAL.
Estão a ver a diferença?
Um PEDREIRO LIVRE é um (H)omem de virtude, sabedoria, justiça e humanidade. É um (H)omem que busca o conhecimento e que defende sem temor a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Já o caso do TROLHA DE AVENTAL é um (h)omem sem virtude, sem sabedoria mas com esperteza, a contas com a justiça ou ainda não mas a merecer, busca o seu próprio interesse e o lucro fácil, defende sem temor jogadas obscuras, negócios pouco claros e benefícios nada recomendáveis.
Estão a ver a diferença?
Acusar a Maçonaria no seu todo pelos erros de alguns dos seus membros é o mesmo que dizer que o PSD é uma organização mafiosa porque conta entre os seus membros com o já referido Miguel Relvas, Duarte Lima, Dias Loureiro entre outros.
Não era justo pois não?
Generalizar é perigoso em qualquer situação e confundir Pedreiros Livres com Trolhas de Avental é absolutamente inadequado!
Só uma informação.
Miguel Relvas não foi candidato a Presidente do Conselho Nacional. O CN é presidido pelo Presidente do Congresso. O CN é constituído por membros eleitos e membros por inerência. Os membros das listas presentes a sufrágio são eleitos pelo método de Hont.
Sobre o texto do post, subscrevo.